Santa Maria em breve terá um novo shopping em funcionamento, com ele novo oportunidades de negócios se apresentam e precisamos estar atentos para não perdermos a chance de iniciar um negócio ou expandir algum já existente. Para quem tem interesse em iniciar um novo negócio, importante destacar o papel das franquias no mercado, principalmente quando estamos diante de um quadro recessivo e vemos muitos dos novos empreendimentos fechando as portas. As franquias por traduzirem ao mercado segurança ante a consagração da marca, vem demonstrando mais eficácia e maior resultado aos investidores do que o “vôo solo”.
O Sul do País já é visto como uma das regiões promissoras para contribuir com o crescimento do setor nos próximos anos. De acordo com recente levantamento da ABF – Associação Brasileira de Franchising, com base nas franquias associadas, a região é responsável por 16,8 % de redes no Brasil, sendo 45,4% no Paraná, 26,8%, em Santa Catarina, e 27,8%, no Rio Grande do Sul. Em faturamento, o Sul representa 17,1% de todo território brasileiro. O Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores e exportadores de grãos do País e tem ganhado atenção, principalmente porque conta com um público exigente e diferenciado, além de ser ideal para se introduzir novos produtos, tendências e ideias.
Assim um empreendimento como o Shopping Praça Nova, na cidade de Santa Maria, atualmente com 261.031 habitantes, segundo o censo IBGE/2013 e que é considerada uma cidade de grande influência na Região Centro do Estado, pois é a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região, acaba por influenciar 30 municípios no seu entorno, que atraindo um público de toda esta região, se apresenta, pois, com futuro promissor as franquias nacionais e internacionais.
Neste cenário é que se faz necessária uma boa assessoria para auxiliar na escolha de uma boa franquia que traga o retorno esperado em tempo razoável e com risco reduzido.